Avaliação de Saúde Oral
01-04-2019 9:04
iniciativa que decorreu em 28 e 29 março 2019
Terminada a Avaliação Oral, resta-nos avaliar o sucesso da iniciativa.
Para além dos agendamentos efetuados através do link disponibilizado, recebemos ainda diversos munícipes que, aproveitando uma deslocação para atendimento no serviço, assim juntaram o útil ao "agradável" e fizeram uma avaliação oral. Recebemos também diversos alunos das escolas próximas, uma visita em que, para muitos, este foi o primeiro contacto com estes profissionais.
Todos os participantes receberam de oferta um kit de higiene oral.
Feedback das higienistas que nos acompanharam nesta iniciativa:
"Foram feitas 172 avaliações com idades entre 5 e 80 anos.
As doenças mais prevalentes, detectadas pelas higienistas foram, gengivites, periodontite no caso da população mais idosa, placa , tártaro e cárie dentária na população mais jovem.
Foram ensinadas os 4 passos para uma boa higiene oral- escovar os dentes durante 2 minutos 2 a 3 vezes por dia, usar fio dentário 1 vez por dia, usar elixir 2 vezes por dia durante 30 segundos e visitar o seu dentista/higienista 2 vezes por ano.
Para estarem saudáveis e se sentirem bem, as pessoas têm de prestar cuidado ao seu dia a dia como um todo: a qualidade do sono, uma dieta equilibrada, uma rotina de exercícios físicos e cuidado da mente.
O bem estar completo é importante e estar totalmente pronto para viver todos os momentos da vida significa cuidar da saúde da boca também.
Dependemos da nossa boca para comer, beber, conversar e rir, por isso, precisamos cuidar dela tão bem como cuidamos do nosso corpo."